Tatuapé – O polo empresarial da Zona Leste de São Paulo

Tatuapé – O polo empresarial da Zona Leste de São Paulo

Com fácil acesso à toda região leste da capital paulista e grande oferta de serviços, o Tatuapé tornou-se o bairro preferido de empresas que buscam implantar polos operacionais para expandir seus negócios na zona leste.

Seja para atender clientes, ou para reunir a equipe de campo semanalmente, empresas de diferentes portes e segmentos tem investido na infraestrutura imobiliária e logística no bairro.

Dentre os principais motivos para justificar o investimento estão: a proximidade com a base de clientes; a proximidade do domicílio dos colaboradores; o reforço logístico; e a redução de custos, dentre outros.

 

A proximidade com a base de clientes – polo comercial

Em uma cidade cada vez mais caótica, facilitar o acesso do seu cliente ao seu negócio é um diferencial estratégico. Um polo comercial no Tatuapé além de facilitar o acesso de clientes residentes na região, tem um impacto direto na percepção de valor do negócio.

No passado, consultórios médicos, odontológicos, escritórios de advocacia, buscavam endereços em bairros nobres da cidade ou no centro a fim de estabelecerem sua reputação. Hoje, o Tatuapé oferece esse valor intangível aos empresários e profissionais que se estabelecem no bairro, e também agrada a grande clientela residente e operante na zona leste que não precisa se deslocar grande distâncias para acessar bens e serviços de qualidade. O bairro é assim, um passo certo para empresas que buscam penetrar ou expandir comercialmente na zona leste.

 

A proximidade do domicílio dos colaboradores

Segundo o Censo 2022, com mais de 4 milhões de habitantes, a zona leste concentra 34,9% da população da cidade de São Paulo (fonte). A Região é um grande celeiro de mão de obra para todos os tipos e portes de empresas.

Empresas em sintonia com as tendências de mercado já perceberam que é muito mais vantajoso ter em sua equipe colaboradores que moram próximo ao local de trabalho, pois isso tem impacto direto na produtividade.

Morar perto do trabalho afeta positivamente a qualidade de vida. Pouco tempo no trânsito é igual a mais tempo com a família, menor gasto com combustível e maior tempo livre. Esses fatores tem efeito no bem estar das pessoas, que se tornam mais produtivas no trabalho devido ao menor nível de stress que sofrem.

Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), ainda existe 7% da população que chega a passar de 2 a 3 horas se deslocando pelas cidades e 8% gastam mais de 3 horas diárias. Já imaginou o que poderia ser feito nesse período? Diversas empresas já se perguntaram isso e lançam estratégias para se aproximarem da sua base de colaboradores.

Os polos operacionais remotos para reuniões com equipes de vendas, consultores territoriais, representantes comerciais, bem como para encontros de treinamento dentre outros, é uma das estratégias mais adotadas hoje em dia por empresas que possuem equipes regionais, e que valorizam sua mão de obra, investindo na facilidade de acesso para contribuir com a qualidade de vida dos colaboradores.

Coworks como o AnaCenter, servem de base remota para encontros semanais de equipes corporativas que buscam avançar com a estratégia sem comprometerem altos investimentos.

 

Polo operacional – O reforço logístico

Muitas vezes também é necessário ter materiais de apoio como, por exemplo, máquinas de cartão de crédito, chips de celulares, amostras de medicamento, etc., disponíveis e de fácil acesso para a equipe regional.

Encontrar um local seguro na zona leste para apoio logístico, com atendimento, recebimento e entrega de mercadorias, é estratégico para operacionalizar o negócio.

Nesta linha, empresas contratam não só espaços de trabalho, mas também box e depósitos para armazenagem de itens. Existem empresas especializadas neste atendimento, variando em porte e ramo de atividade.

O AnaCenter atende clientes com necessidades de armazenamento, recebimento e entrega de mercadorias para equipes de campo no Tatuapé, sendo um local seguro e de fácil acesso por metrô e linhas de ônibus, oferecendo o apoio logístico necessário para empresas com equipes de campo na região.

 

Redução de custos

Além dos benefícios citados, a presença regional também pode se tornar uma forma de reduzir custos. Isso é alcançado pela: redução de gastos com combustível e transporte de forma geral; redução de absenteísmo de colaboradores; ganho de produtividade; e fluidez logística geral.

Para equacionar o investimento necessário para criar uma base de apoio no Tatuapé com as necessidades de uso e a verba disponível, empresas tem optado por dar esse passo inicial contratando espaços em coworks.

Essa modalidade de contratação viabiliza financeiramente o movimento para as empresas, que não precisam desembolsar investimentos iniciais para construir infraestrutura e também arcarem com despesas fixas mensais.

Para seguir com a contratação correta, as empresas devem buscar coworks bem localizados, de fácil acesso, de preferência próximo ao metrô, que ofereçam a infraestrutura adequada às suas necessidades operacionais e os serviços agregados para apoiar a empresa em suas necessidades de atendimento.

Pensando em montar sua estratégia para expandir negócios na zona leste? Venha para o Tatuapé, você com certeza estará no caminho certo.

 

Redação Anacenter

Conheça o AnaCenter – Espaço para Negócios e Treinamentos. Mais do que coworking, um local dedicado ao estabelecimento, fortalecimento e desenvolvimento de empreendedores e empresas.

 

×

Olá!

Click em nosso representante abaixo para conversar pelo WhatsApp ou nos envie um email para [email protected]

× FALE CONOSCO