Alternativas de baixo custo para estabelecer seu escritório em Sampa
Se você atua com seu negócio no interior do estado ou mesmo em outros estados, é muito provável que já tenha atendido ou gostaria de atender clientes paulistanos. E se você é do tipo de profissional que já cresceu na sua região, mas quer mais para o seu negócio, certamente já pensou em abrir o seu segundo escritório em Sampa.
A cidade de São Paulo é o maior mercado consumidor brasileiro e estar com os pés nela é um importante passo na vida de profissionais e empreendedores com vocação para o sucesso nos negócios.
Estar em Sampa é abrir fronteiras, vivenciar tendências, é fechar negócios maiores, projetar visibilidade e poder atender clientes do Brasil todo e do exterior que buscam fazer negócios na capital paulista.
Mas abrir um novo espaço comercial na cidade pode ser um desafio. Novos investimentos em imóvel, mobiliário, operações mensais, contratação de pessoal, supervisão, atendimento ao cliente e todo um movimento logístico, podem esfriar os ânimos até dos mais entusiasmados com a ideia.
Se você for um desses empreendedores que busca expandir negócios na cidade de São Paulo, mas ainda está relutante devido aos custos e logística envolvidos, fique tranquilo! A ideia deste artigo é ajudar você a conhecer opções para fazer seu movimento com maior tranquilidade e segurança.
Administrando a transição
O movimento para um novo local exige muita energia do empreendedor. A busca pelo novo espaço, viagens constantes entre as cidades, os custos envolvidos e as tomadas de decisões ficam muitas vezes centralizadas no empreendedor que já vive sobrecarregado com as rotinas do seu negócio já em funcionamento e começa a sofrer por falta de foco e insegurança.
Os investimentos e os riscos envolvidos são outra fonte de stress que precisa ser equacionada, pois o medo das incertezas pode se tornar gigantesco se os custos da transição forem altos e o empreendedor pode paralisar todas as iniciativas.
Por isso, o movimento se dará com maior tranquilidade, e com melhores resultados, se o empreendedor: usar estratégias de redução de custos no início; e contar com o apoio de um parceiro local na transição.
Opções para redução de custos na abertura de escritório em São Paulo
Hoje já existem opções para quem quer abrir seu escritório ou negócio em São Paulo sem gastar muito. Dentre as alternativas com custos muito menores do que o escritório tradicional estão: o Escritório Virtual, o Coworking e as Salas Privativas em coworking.
Estas três opções atendem a demanda por redução de custos e tem se tornado uma ótima alternativa a sala comercial padrão. Basta observar o crescimento de espaços de coworking em todo o Brasil. Além dos espaços serem alternativas de baixo custo, algumas empresas do ramo também oferecem serviços de apoio a valores mais acessíveis do que a contratação direta, o que pode ajudar bastante o empreendedor no desenrolar das suas operações e permitir que esse foque no seu negócio.
Porque vale a pena reduzir custos com locação de imóvel
O movimento empreendedor é caracterizado pela limitação de recursos. Sendo assim, na mudança para a cidade de São Paulo, o empreendedor terá que escolher muito bem onde colocar sua energia e capital.
Na opção de se deslocar para um local comercial convencional em São Paulo, o empreendedor terá que arcar com uma série de investimentos para locação do imóvel, desde investimentos em reformas, até a compra de mobiliário e equipamentos. Também, neste modelo de sala comercial padrão, o empreendedor terá que assumir novas despesas com iptu, concessionárias, contratação de funcionários, além de arcar com todo o trabalho de gerenciar a distância.
Vale a pena então se perguntar se todo esse investimento não traria melhores resultados se aplicados no negócio em si, como na prospecção de clientes, na comunicação, etc. Se a resposta é sim, então migrar para Sampa se instalando virtualmente ou em um coworking é o caminho certo pra você.
Escolher o perfil do espaço e o parceiro local também é questão crítica na mudança
Resolvido questões de custos, outros pontos merecem consideração na escolha da modalidade e do escritório ideal para o seu negócio. Localização, serviços agregados, cultura do parceiro, tudo isso deve ser avaliado antes de contratar o “escritório” ideal.
Existem vários bons endereços em São Paulo e para escolher o novo endereço do seu negócio você deve considerar alguns fatores como: a facilidade de acesso, o perfil e a proximidade do seu cliente, e imediações. Vale a pena considerar também locais fora do eixo “icônico” de São Paulo, pois alguns locais já estão muito lotados, com trânsito terrível, ou decadentes.
O perfil do local também é importante. Existem espaços mais corporativos, outros alternativos, e espaços especializados em algum seguimento. Ou seja, tem opção para todos os gostos e tribos. É importante observar também a promessa versus a realidade. Observando o local você irá perceber se o que foi prometido pela empresa que irá lhe “alugar o espaço”, realmente acontece. Por exemplo, muitos locais prometem um excelente networking, mas as pessoas no espaço vivem isoladas atrás de fones de ouvido e não interagem entre si.
Por fim, considerando-se a necessidade de apoio de um parceiro local, é fundamental avaliar a capacidade de prestação de serviços e atendimento da empresa escolhida. Os serviços agregados apresentados costumam ser standard: recepção, atendimento, manutenção do imóvel, café, etc. Mas há diferenças significativas na entrega. Observe o tempo de espera quando for atendido, se você é tratado com exclusividade, se os ambientes estão limpos e abastecidos e se ninguém parece perdido no local.
Avaliar a tradição da empresa em apoiar empreendedores em movimento também ajuda. Neste sentido, algumas empresas se sobressaem. Como é o caso do AnaCenter – Espaço para negócios e treinamentos, empresa do Grupo Alvarenga Neto, que agrega mais de 15 anos de tradição em consultoria empresarial e desenvolvimento de empresas e empreendedores. O Grupo oferece além do espaço para a implantação de novos negócios, apoio administrativo e gerencial para os novos residentes em transição.
Decidindo pela melhor opção para o seu negócio e momento
Agora que você já conheceu alternativas para abrir seu novo escritório em Sampa e pontos a considerar na escolha do local ideal, vamos explorar alguns detalhes de cada opção. Você irá perceber que cada uma delas apresenta particularidades que fazem diferença dependendo dos seus objetivos e momento.
Alternativa 1: Escritório Virtual
O Escritório Virtual é uma ótima opção para “colocar o pezinho” na cidade e testar o ambiente. É ideal para um movimento sem custos significativos, permitindo que o empreendedor estabeleça sua presença local e conte com o espaço em sistema pay-per-use para quando precisar trabalhar na cidade ou atender clientes.
Neste sistema o empreendedor contrata o endereço físico do espaço e pode usá-lo em sua comunicação, como em cartões de visita e site, e ainda contratar adicionais como sala de reuniões e estações de trabalho apenas quando precisar usa-las para atender clientes ou sentar na cidade para resolver alguma coisa.
Os serviços nesta modalidade também incluem recepção de correspondências, atendimento telefônico, entre outros opcionais. Para aqueles que precisam do endereço para a abertura de empresas, pode-se optar pela contratação de endereço fiscal.
Os planos de escritório virtual partem de R$ 79,00/mês no AnaCenter. A empresa oferece planos com diferentes opcionais para apoiar o empreendedor – vale a pena conferir.
Alternativa 2: Coworking
O Coworking vem na onda da economia compartilhada. Este modelo se diferencia do escritório convencional pelo compartilhamento do espaço de trabalho com outros profissionais e empresas, o que barateia para todos pela divisão das despesas fixas do espaço.
No coworking o empreendedor irá compartilhar tudo com os outros usuários: estações de trabalho, internet, copa, salas de reuniões, etc. Alguns locais oferecem opções de estações fixas, locação de armário e serviços diversos para atender demandas específicas de seus residentes.
Este modelo é ideal para quem vai passar boa parte do seu tempo na cidade, precisa usar o local com frequência e também se adapta bem em trabalhar com pessoas diferentes ao seu lado. O local escolhido deve ser agradável, promover interações e também ser de fácil acesso para você e seus eventuais clientes. Existem planos com diferentes cargas horárias. Os planos para estações compartilhadas em um coworking decente partem de R$ 500/mês para locação full time.
Alternativa 3: Sala Privativa em Coworking
Se sua mudança já envolve o estabelecimento de uma pequena equipe local, talvez esse formato seja o ideal para sua contratação. As salas privativas em coworking atendem pequenas equipes, que em geral variam entre 2 a 6 pessoas. Este espaço é também é mais adequado para empresas com potencial de crescimento no curto prazo, ou para aqueles empreendedores que tem preferência por espaços mais reservados.
As salas privativas em coworking já vêm mobiliadas e contam com todos os serviços disponíveis no espaço. Sendo assim, por um valor fixo mensal, que em média parte de R$ 1.200/mês para duas pessoas, o empreendedor poderá iniciar seu trabalho sem as dores de cabeça e contratos de longo prazo característicos da contratação de salas comerciais convencionais. Para mais informações sobre planos e benefícios acesse: salas privativas em coworking.
Liberdade de escolha e decisão
Com essas opções em vista fica mais fácil por em prática seus planos de expansão. Além de se adequarem à diferentes bolsos, os contratos destes espaços são flexíveis e não exigem fidelização ou qualquer comprometimento de longo prazo, o que torna menos arriscado para o empreendedor que a qualquer momento poderá mudar seu rumo sem prejuízos.
Conheça o AnaCenter – Espaço para Negócios e Treinamentos. Mais do que coworking, um local dedicado ao estabelecimento, fortalecimento e desenvolvimento de empreendedores e empresas.