Aprenda a descobrir qual é o seu talento
Como saber o que eu gosto?
Em algum momento da sua vida é certeza que você já parou para refletir sobre qual é o seu talento. Conforme a vida vai passando, vamos sendo constantemente cobrados de sermos bons em alguma coisa, e vendo milhares de pessoas encontrando seus próprios caminhos. Isso é normal, mas para quem está passando pela situação surge uma grande angústia seguida de uma urgência para descobrir qual o seu talento.
A partir desse ponto, a busca incessante por essa resposta começa a atrapalhar mais do que ajudar. Sabe quando alguém fala que tem dificuldade de lidar com qualquer situação em que esteja sob pressão? Pois é, aqui não é diferente. Como você vai descobrir no que você é bom através de cobranças por terceiros? Como você vai descobrir o seu caminho se você mesmo vem se auto sabotando com críticas irreais?
Se você está passando por isso, não se desespere! Saiba que você não está sozinho, e que existe um caminho muito mais eficiente e saudável de se auto conhecer. A seguir, vou te dar algumas dicas que auxiliaram este seu processo.
5 Dicas Para Te Ajudar a Descobrir o Seu Talento
Terapia:
A primeira dica, e com certeza uma das melhores e mais eficientes, é buscar o auxílio de um profissional. Os psicólogos e psiquiatras podem te ajudar a se libertar de alguns medos, prestar mais atenção em você e consequentemente se conhecer muito melhor e acredite, se conhecer já é 80% do caminho andado para atingir seus objetivos. Há quem diga que terapia é apenas para quem é “louco” ou para quem tem problemas “sérios”, mas na verdade terapia deveria ser para todos. É a melhor forma de se conhecer verdadeiramente e de lidar com os problemas que estão na sua vida, mas não se engane, fazer terapia não quer dizer que você não vai ter problemas, não estamos falando de uma fórmula mágica, porém quando você descobrir do que é capaz de enfrentar apenas se conhecendo, você vai sentir uma certa “magia” rs. Infelizmente, essa opção ainda não é acessível a todos devido ao seu custo, mas existem vários grupos de apoio psicológico gratuitos como por exemplo na USP (Universidade de São Paulo) e o Grupo Creare. Procure se informar melhor sobre eles e também pesquisar sobre outros grupos. Nunca deixe sua saúde (mental e física) para depois.
Comparação:
O primeiro erro que qualquer pessoa pode cometer é se comparar com alguém. É claro que você pode admirar outra pessoa, mas a linha entre a admiração e a inveja é bem tênue. Não sinta vergonha em admitir que tem inveja de alguém, esse sentimento não necessariamente quer dizer que você deseje o mal do outro, só significa que você está insatisfeito consigo mesmo. E não é só você que sente inveja okay? Atualmente a internet transmite muito a ideia da “vida perfeita”, onde todo mundo está sempre muito feliz, com carro novo, apartamento grande, viajando o mundo, corpo de acordo com os padrões sociais e etc. Tenha a certeza que nada que você vê, é exatamente daquele jeito. Isso é só uma ilusão criada pela mídia, utilizada até como jogada de marketing. O importante é você focar no seu próprio processo. Cada pessoa tem o seu timing, suas conquistas, seus problemas, seus sonhos e seus medos, você se comparar com alguém é uma injustiça tremenda com você mesmo. Ninguém é igual e nunca vai ser igual a ninguém, por mais clichê que a frase pareça. Tente todos os dias ao invés de reafirmar pra você o que você não tem, agradecer pelo que você conquistou. No começo vai ser difícil, você pode não enxergar muitas coisas, mas todo mundo tem conquistas na vida. Não se cobre tanto, comece por coisas pequenas como um sapato que você comprou, um dia em que você se manteve tranquilo, uma comida que aprendeu a fazer, enfim, visualize a sua realidade para se julgar e não a realidade dos outros.
Hobbies:
Preste atenção nos seus hobbies. Conheça o que você gosta de fazer em seu tempo livre, quais filmes gosta de assistir, gêneros de livros que costuma ler, músicas que ama escutar, lugares que goste de frequentar, entre outros. Nossos hobbies são os momentos em que fazemos algo por pura vontade e paixão, sem cobrança de ninguém. Muitas vezes nele você vai acabar descobrindo algo que nunca parou para pensar antes e que pode ser o seu talento escondido. Além disso, experimente coisas novas. Esteja sempre em busca de outras coisas que goste de fazer para ir se desenvolvendo cada vez mais.
Amigos:
Converse bastante, especialmente com seus amigos, familiares ou qualquer outra pessoa que ame você. Eles podem ser ótimos para te ajudar a encontrar qualidades suas que você ainda não conhece e também a superar os seus pontos fracos. Saiba sempre que está tudo bem pedir ajuda, isso não invalida a sua trajetória. Temos o costume de achar que precisamos enfrentar o mundo sozinhos e sempre fortes, mas é perfeitamente aceitável e inclusive benéfico pedir auxilio e entender que nem sempre você precisa estar bem. Também fique atento as pessoas que estão do seu lado, procure andar com quem deseja seu bem, seu crescimento e que te agregue.
Pesquise:
Ninguém nasce sabendo. Alguns tem mais facilidade, afinidade e oportunidade com determinadas coisas do que outros, isso não te torna incapaz. Corra atrás do que você quer. Estude, treine, pesquise, pergunte e conheça. Você pode sim fazer o que quiser, mas felizmente ou infelizmente, só depende de você.
Para finalizar o texto, lembre-se sempre que esse é o seu processo, ou seja, leva o seu tempo, os seus pensamentos, os seus medos, as suas vontades e está tudo bem. Não tente achar algo que ame por um caminho que odeia. Ninguém tem o direito de exigir que você se conheça e muito menos de atrapalhar a sua busca. Procure se manter tranquilo e fazer disso um caminho gostoso, afinal, você que vai percorrer ele.
Gostou do texto? Deixa seu like e compartilhe com os amigos.
Se tiver alguma dúvida ou sugestão por favor deixe nos comentários.
Texto: Helena Gorgatti
Comentários
Nenhum comentário até o momento