Novos formatos de trabalho para o futuro pós pandemia

  • Próximo Post
  • Post Anterior

Escritório virtual como alternativa ao escritório físicoNovos formatos de trabalho para o futuro pós pandemia

A forma como trabalhamos e nos relacionamos mudou a uma velocidade incrível devido à pandemia do COVID-19 e neste novo cenário não serão os mais fortes que sobreviverão às mudanças e sim os que se adaptarem mais rápido.

O home-office como primeira alternativa

O modo convencional de trabalho, grandes espaços com diversas pessoas trabalhando ao mesmo tempo, ou até mesmo em salas menores, perdeu lugar para o home-office devido à pandemia que se instalou pelo mundo.

Atividades administrativas, contábeis, advocatícias dentre outras, tiveram, para muitas empresas e profissionais, que migrar para o home-office evitando assim aglomerações e exposição ao corona vírus. Esta corrida para o home-office exigiu adaptações nas empresas, nas residências e na rotina das famílias.

O trabalho em casa trouxe aspectos positivos percebidos pelos praticantes da nova modalidade: contato por mais horas do dia com a família, economia de recursos e melhoria na qualidade de vida. Em contra partida, tiveram que contar com muita resiliência neste momento para a adaptação de todos. Diversos ajustes, desde a infraestrutura do ambiente de trabalho até a rotina das crianças e afazeres de casa, tiveram que ser feitos para que a produtividade e as relações familiares fossem preservadas.

No entanto, para certas atividades o home-office é impraticável, como é o caso de atividades fabris, alimentícias e farmacêuticas dentre outras. As atividades administrativas e financeiras nestes setores podem ser operadas, de certa forma, via home-office. Entretanto, as atividades de “chão de fábrica” não são concebíveis, já que dependem da infraestrutura de maquinários, matéria prima, etc. Alternativas a estes casos tiveram que ser adotadas para garantir a continuidade das atividades, como: investimento em equipamento de proteção individual, higienização constante dos ambientes, redução da quantidade de funcionários nos espaços de trabalho, etc.

Novas opções para o trabalho remoto

Em meio a tantas incertezas de futuro, mercado e oportunidades, uma das poucas certezas que temos é que as formas de trabalho mudaram. O trabalho em home-office ou qualquer outra modalidade de trabalho remoto serão cada vez mais utilizados para o desempenho das atividades profissionais – principalmente no setor de serviços.

Além da redução de custos que trabalhar remotamente trouxe, foi notado também um aumento de produtividade em alguns setores e algumas empresas e profissionais autônomos cogitam a possibilidade de adotar este novo modelo como definitivo.

Neste caminho, não só o home-office ganhou espaço, mas também escritórios virtuais, coworkings e salas de reuniões em sistema pay-per-use. A jornada mista também tem sido praticada e ela consiste na conciliação do trabalho em home-office com a utilização de ambientes profissionais externos sob demanda – o que permite que os optantes por esse modelo tenham a comodidade do trabalho em home-office e a infraestrutura adequada para reuniões e atendimentos.

Alternativas viáveis para o posicionamento comercial

Neste modelo misto, o caminho adotado por grande parte dos profissionais tem sido a contratação de escritórios virtuais. O escritório virtual é um serviço prestado por empresas especializadas, onde estas fornecem aos contratantes um endereço comercial juntamente com serviços agregados a custos acessíveis.

Existem diversos pacotes de escritório virtual para atender diferentes necessidades profissionais, mas basicamente eles consistem em fornecimento de um endereço de prestígio para utilizar como endereço comercial, recebimento e gestão de correspondências, número de telefone para recebimento de ligações e atendimento para as chamadas. Estas alternativas geram reduções significativas de custos com o negócio e permitem que os contratantes mantenham seu trabalho em home-office e ao mesmo tempo desfrutem de uma imagem comercial e serviços de apoio.

Além da praticidade, a contratação de espaços profissionais sob demanda, serviços mistos ou escritórios virtuais também gera uma redução significativa de custos quando comparado aos modelos convencionais de escritórios. E neste momento, reduzir custos e revisar estratégias de trabalho é fundamental para termos fôlego para os próximos desafios que virão.

 

Conheça o AnaCenter – Espaço para Negócios e Treinamentos. Mais do que coworking, um local dedicado ao estabelecimento, fortalecimento e desenvolvimento de empreendedores e empresas.

Comentários

Nenhum comentário até o momento

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • Próximo Post
  • Post Anterior
×

Olá!

Click em nosso representante abaixo para conversar pelo WhatsApp ou nos envie um email para anacenter@alvarenganeto.com.br

× FALE CONOSCO