Gravação caseira ou em estúdio, qual a melhor forma de gravar um vídeo comercial?

  • Próximo Post
  • Post Anterior

Qual a melhor forma de gravar um vídeo comercialGravação caseira ou em estúdio, qual a melhor forma de gravar seu vídeo comercial?

Com a explosão do trabalho e do aprendizado remoto devido à pandemia, muitas empresas e profissionais foram forçados a migrar suas atividades para o ambiente on-line e utilizar, dentre outros, recursos de vídeo no seu dia a dia.

Apesar das inúmeras ferramentas disponíveis, migrar para este formato de interação tornou-se um desafio para muitos ainda não acostumados com a produção audiovisual. Como transmitir ao vivo? Como gravar vídeos? Como editar conteúdo? Como produzir com qualidade para garantir minha audiência? Tornaram-se questões importantes no dia a dia daqueles que veem no ambiente digital o futuro e o sucesso de seu trabalho.

A escolha do formato ideal, da qualidade do material e a gestão de todas as atividades relacionadas à produção e transmissão audiovisual são trabalhos que exigem bastante conhecimento e muitas vezes sobrecarregam as energias dos profissionais já ocupados com seus próprios conteúdos.

Por isso, trazemos neste artigo alguns insights para ajudar aqueles que buscam soluções para a produção e veiculação de seus próprios conteúdos.

A relevância dos vídeos no mundo atual

A revolução digital começou há décadas e a produção de conteúdo audiovisual também não é algo novo no meio digital. No entanto, com o efeito da quarentena os vídeos ganharam relevância ainda maior nas redes. A Cisco, gigante do setor de tecnologia, estima que até 2021, 80% do tráfego de dados na internet será de conteúdo de vídeo.

Os conteúdos vêm em vários formatos para atender diferentes propósitos. São lives, webinars, videoconferências, cursos online, vídeos caseiros, streemings e outros formatos disponibilizados nas mais diferentes plataformas.

Empresas, empreendedores, padres, professores e inúmeros prestadores de serviços encontraram nas transmissões online o caminho ideal para interagir com seu público. Dados do YouTube obtidos pela revista exame e publicados na matéria o “mundo é uma live indicam que, no Brasil, as buscas por conteúdo ao vivo cresceram 4.900% na quarentena. Já a busca por cursos online, segundo o Google, aumentou 130%, e instituições como a Fundação Getúlio Vargas (FGV) observaram um crescimento de 400% na adesão aos seus cursos online gratuitos, em comparação com os meses de janeiro e fevereiro.

O uso e produção de formatos Live

As transmissões “LIVES” ganharam muito espaço na web e artistas, cantores, cientistas, médicos, advogados, professores, marcas de varejo, e outros encontraram neste formato o meio ideal para falar com seu público.

Nas LIVES os vídeos não roteirizados são mais naturais e espontâneos, o que gera uma maior proximidade com o público e impulsiona o modelo – segundo um estudo da IBM e da consultoria Forrester, a audiência de LIVES é entre 10 a 20 vezes maior do que a de vídeos gravados.

Neste formato os vídeos são transmitidos em tempo real através de diversas plataformas como YouTube, Facebook, Linkedin  e Instagram. Webinários, videoconferências e Meetings, transmitidos por plataformas como o Zoom, Skype ou Google Meeting,  também se enquadram neste formato.

As LIVES também permitem interação em tempo real com o público, facilitando a troca de informações e perguntas e respostas, o que as tornam uma boa ferramenta para aulas a distância criando um ambiente mais próximo do ambiente presencial.

A produção de uma LIVE pode ser algo simples ou apenas parecer simples. No caso das videoconferências basta loggar na ferramenta através de um computador com webcam e pronto, está feita a transmissão. Já as LIVES feitas por cantores famosos, apesar de parecerem simples e filmadas em ambientes domésticos, exigem uma equipe de apoio bastante técnica para gerenciar as conexões, operar câmeras e mesas de som, garantir iluminação adequada dentre outras atividades.

Até produções menos artísticas, como a transmissão de videoaulas ou consultorias pode exigir um trabalho extra para atingirem um bom grau de qualidade de serviço. A transmissão do conteúdo pelo meio online exige um esforço maior do apresentador e muitas vezes é necessário a ajuda de outras pessoas no processo.  Enquanto uma aula presencial se equipara a um “show de um homem só”, a transmissão de uma aula online se equipara a uma “produção”.

Portanto, se você ou sua empresa pensa em desenvolver transmissões LIVES para manter contato com seu público, vender produtos e serviços ou entregar conteúdo de conhecimento, vale a pena considerar investir na qualidade da produção para poder competir em meio a tantas ofertas disponíveis.

Quanto e como investir depende muito dos objetivos do negócio. O investimento pode ser feito tanto no estilo “faça-você-mesmo”, quanto na contratação de empresas especializadas.

Para os iniciantes em mercados pouco competitivos ou para atendimentos um a um, pode-se caminhar solo com segurança. Se esse for o seu caminho, existem diversos tutoriais no YouTube que podem te ajudar – desde com a escolha e produção do seu ambiente de transmissão até com o manuseio das ferramentas. Separamos também abaixo um passo a passo para ajudar com sua produção:

  1. Escolha um ambiente livre de interferência e interrupções externas para sediar suas transmissões. Pode ser qualquer espaço de sua residência que lhe permita privacidade. Não precisa ser nenhum espaço luxuoso, mas um local com boa iluminação e organizado para transmitir confiança a quem lhe assiste.
  1. Escolha a plataforma de transmissão mais adequada a sua plateia e conteúdo. Onde está seu público? Qual a melhor ferramenta para se comunicar com ele? Quais recursos você precisa para se comunicar? Se você ainda não sabe, pergunte a seu cliente em potencial o que ele usa. Daí decida pelo canal e ferramenta mais adequada, desde WhatsApp até Instagram, YouTube, Zoom, Skype, Meetings, dentre outras.
  1. Domine a ferramenta e os recursos para poder administra-los e resolver possíveis problemas durante as transmissões.
  1. Garanta conexão a internet de boa qualidade, com banda suficiente para você não sofrer durante a transmissão.
  1. Agende horários viáveis para seu público poder acompanha-los.
  1. Faça a divulgação do seu evento.

Para profissionais e empresas atuantes em mercados mais competitivos, onde não só o conteúdo, mas também a qualidade da produção e a gestão da transmissão se torna um diferencial, vale a pena investir na contratação de empresa especializada na produção e transmissões LIVES ou formar uma equipe técnica interna para esse fim.

Uso e produção de vídeos gravados

Apesar de o boom das LIVES ganhar destaque, o consumo de vídeos gravados também aumentou significativamente – não só para o entretenimento, mas também para o acesso a informação e aprendizagem.

Com as tecnologias disponíveis atualmente, praticamente qualquer pessoa pode gravar, editar e publicar seus vídeos e aulas online. No entanto, enquanto em um passado próximo muitos youtubers ganharam projeção com seus vídeos caseiros, hoje alcançar e manter visibilidade exige um grau maior de profissionalismo na produção e comercialização de vídeos online.

Para aqueles que desejam projetar seus negócios ou entrar no mercado de info-produtos com aulas e cursos online, investir na aprendizagem para a produção, veiculação e comercialização dos vídeos é muitas vezes o primeiro passo e muitos optam por este caminho. No entanto, alguns empreendedores optam pela contratação de terceiros para ajudar com demandas específicas do projeto enquanto focam no seu core business.

Existem diversos tipos de contratação, desde a contratação de profissionais para a edição dos vídeos até a de estúdio de gravação de vídeo para locação e produtoras com serviços ponta a ponta. A escolha depende da verba disponível e do potencial do negócio.

A clareza do objetivo que você tem para seu negócio irá ajudar na tomada de decisão. Porém, uma coisa é certa, com a migração em massa para as atividades online, a qualidade do que se oferece será um fator cada vez mais importante para se diferenciar e ganhar seu público.

 

Conheça o AnaCenter – Espaço para Negócios e Treinamentos. Mais do que coworking, um local dedicado ao estabelecimento, fortalecimento e desenvolvimento de empreendedores e empresas.

Tags:

Comentários

Nenhum comentário até o momento

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • Próximo Post
  • Post Anterior
×

Olá!

Click em nosso representante abaixo para conversar pelo WhatsApp ou nos envie um email para anacenter@alvarenganeto.com.br

× FALE CONOSCO